Cinco
Disciplinas Escolares de Outra Época
Muitas disciplinas
saíram do currículo escolar por não fazerem mais sentido no contexto social.
Disciplinas que hoje podem não fazer sentido eram comuns antigamente. Mudanças
culturais, sociais e até políticas ajudaram a moldar mudanças no currículo
escolar. As conquistas femininas no mercado de trabalho e até a transição do
regime militar para o regime democrático são algumas dessas forças de mudança.
1. Educação Moral e
Cívica e OSPB
A disciplina foi criada pelo
Decreto-Lei nº 869, em 1969, e previa o culto à pátria, bem como aos seus
símbolos, tradições e instituições. A matéria deveria constar em todas as
grades curriculares brasileiras durante o primário, que hoje equivaleria ao
ensino fundamental, e era uma forma de exaltar o nacionalismo presente na época
da ditadura militar (1964 - 1985). Eram abordados, também, conteúdos que
“aprimoravam o caráter do aluno por meio de apoio moral e dedicação tanto
à família quanto à comunidade”. Os professores ensinavam a
compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da
organização sociopolítica e econômica do País.
Esses conteúdos eram
ensinados com mais profundidade na disciplina de organização social e política
brasileira (OSPB) no segundo grau - atualmente, ensino médio. Na época, foi
criada a Cruz Mérito da Educação Moral e Cívica. A distinção era entregue a
personalidades que, na avaliação dos militares, prestavam esforços e dedicação
à disciplina. Por não ser considerada parte de um regime democrático, Educação
Moral e Cívica foi extinta da grade curricular brasileira em 1993, por meio da
Lei 8.663, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco.
Porém, partes
da matéria foram incorporadas em outros conteúdos, mas sem o viés
ideológico. Os conteúdos da disciplina que abordavam questões históricas e
políticas foram somados a Estudos Sociais e História, por exemplo. Em relação à
questão cívica, ainda é comum cantar o Hino Brasileiro e hastear a bandeira nas
escolas em datas comemorativas, como na Independência do Brasil.
2. Economia Doméstica
A disciplina não é mais
obrigatória, mas ainda é lecionada em alguns colégios no Brasil. O que mudou,
principalmente, foi a abordagem dos professores ao passar o conteúdo aos
alunos. A economia doméstica que nossos pais e avós aprenderam tratava de um
único provedor, o homem, na época em que a maioria das mulheres cuidavam da
casa e eram educadas para isso.
Hoje, é adaptada à nova realidade
de inserção das mulheres no mercado de trabalho e ao reconhecimento da
importância de cuidar do meio ambiente. São tratadas questões como a
preservação dos recursos hídricos, por exemplo. Seus conteúdos podem, também,
ser abordados dentro das disciplinas de geografia, história e sociologia.
3. Educação para o
Lar
Ao
contrário da economia doméstica, a educação para o lar era ensinada nos
colégios brasileiros com o intuito de ensinar mulheres e homens a cuidarem do
lar. Porém, a disciplina era voltada principalmente às mulheres, então tidas
como responsáveis pelas tarefas domésticas. O contexto social mudou, as
mulheres ingressaram fortemente no mercado de trabalho e hoje, idealmente,
dividem as tarefas do lar com o marido e família - embora haja muitos
casos de atraso pelo País. Por isso, a disciplina acabou não fazendo mais
sentido de ser lecionada.
4. Latim
Além de
lideranças religiosos católicos, são raras as pessoas que falam latim
atualmente - há muito que a língua não é mais universal. Se você é estudante de
direito, certamente já buscou algum tradutor para descobrir termos que foram
escritos na época em que a língua era mundialmente conhecida. No Brasil, a
disciplina foi obrigatória até 1964, quando um acordo entre o Ministério da
Educação (MEC) do Brasil e a United States Agency for International Development
(Usaid), dos Estados Unidos, tirou do currículo matérias consideradas
obsoletas. Hoje, são poucas as escolas que mantêm o latim em sala de aula.
5. Técnicas
Comerciais
Conteúdos
administrativos, econômicos e contábeis faziam parte de Técnicas Comerciais. A
disciplina ensinava práticas como, por exemplo, utilizar serviços bancários.
Com o avanço das tecnologias e sua difusão, se tornou mais acessível e fácil
descobrir como se preenche um cheque - o que também constava na ementa. Alguns
conteúdos da matéria são lecionados até hoje nas faculdades de administração,
economia e ciências contábeis, mas não estão mais presentes nas salas de
aula.