terça-feira, 29 de março de 2016

Gestão da Qualidade Total

          O gerenciamento da qualidade, também conhecido por Gerenciamento da Qualidade Total (TQM – Total Quality Managementet) é uma filosofia que tem por finalidade melhorar continuamente a produtividade de cada nível de operação funcional de uma organização, utilizando todos os recursos financeiros e humanos disponíveis.
          O Gerenciamento da Qualidade combina técnicas fundamentais de administração, esforços inovadores e técnicas especiais para aperfeiçoar os processos. É a aplicação de métodos quantitativos e recursos humanos para a melhoria dos materiais e serviços oferecidos pela organização, além de ser um medidor das necessidades atuais e futuras dos clientes. De acordo com Brocka e Brocka (1994, p. 4) o Gerenciamento pela Qualidade pode ser definido de um modo bem mais simples: “[...] um sistema de meios para economicamente bens ou serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes”.A preocupação com a busca da qualidade é fundamental pelos benefícios que traz à empresa e ao cliente. Ela conseguirá maior participação no mercado, com maiores condições de competitividade com as demais empresas, aumentando os seus lucros, e o cliente, por sua vez, sairá beneficiado, pois com produtos de qualidade, ele terá em mãos satisfação e confiança. Sobreviver em um mercado cada vez mais disputado representa o grande desafio das pessoas e empresas.
          Assim, as políticas de qualidade envolvem decisões referentes à utilização da qualidade como estratégia; prioridades na qualidade de decisões; o conjunto de normas, métodos e procedimentos formalizados; definição de perdas, desperdícios e inadequação do produto ao uso e ao fazer da qualidade um hábito.
          Qualidade Total baseia-se na satisfação dos clientes internos e externos envolvidos na empresa, ou seja, é um meio para atingir os objetivos e resultados desejados, e como tal, faz uso de um conjunto de técnicas e ferramentas integrada são modelo de gestão.
          As empresas se empenham na implementação de programas de controle total de qualidade, cujos resultados não só garantem a plena satisfação do cliente como também reduzem os custos de operação, minimizando perdas, diminuindo consideravelmente os custos com serviços externos e otimizando a utilização dos recursos já existentes. Entretanto, para que se tenha, efetivamente, controle sobre a qualidade é necessária à participação de todos os membros de uma empresa, incluindo gerentes, supervisores, trabalhadores e seus executivos, em aspectos globais da empresa tais como: pesquisa de mercado, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, planejamento de produto, projeto, suprimentos, fabricação, vendas, inspeção, recursos humanos e treinamento para a qualidade total de uma empresa.